Exercícios Olfativos – um mapa de sensações


 Um mapa de sensações... esta brincadeira me foi proposta como exercício por minha professora de Perfumaria Natural, Angélica Flores. A intenção era que me atentasse às sensações que cada aroma me trazia, como aconchego, carinho, tranquilidade, energia... Diferente da atenção à forma ou às evocações mais atmosféricas, aqui, deveria trazer o aroma para dentro do corpo e entender como ele ressoava. 

A sutileza das sensações torna essa brincadeira extremamente interessante... ela não só nos ensina sobre os aromas, mas também aguça a nossa percepção de nós mesmos. O que é se sentir abraçado, como é a sensação no nosso corpo e qual é a forma de sua lembrança – dado que o aroma não reproduz a sensação em si, mas evoca nossa recordação dela. 
Vamos começar? 
Separe seu objeto aromático e prepare seu diário. Num local tranquilo, numa posição confortável, feche os olhos e, antes mesmo de cheirar, dê uma percebida geral em suas sensações. Esta primeira percepção é importante para que não confunda coisas causadas pelo ambiente no qual se encontra de fato com aquelas que o aroma pode estar causando. 
Comece a sentir o aroma e procure rastreá-lo pelo corpo de início. Para onde ele vai? Ele expande? Ele contrai? Ele esquenta? Esfria? 
Comece a ir mais fundo, deixando que o aroma se dissipe dentro de você e ressoe no corpo.Quais as sensações que ele traz? Sente-se acolhida? Abraçada? ou a sensação é diferente, de mais liberdade e espaço? Você se sente grande ou pequena? Está fixa ou em movimento? Paira? Voa? Ou se enraiza na terra? 
Repare nos movimentos de seus olhos, sinta a sua respiração... o que o aroma está fazendo com o seu corpo? Ele te energiza? Te solariza? Traz alegria ou contemplação? 
Sente que com ele poderia fazer o quê neste momento? Sair voando ou dormir? Caminhar? Observar? Flutuar? 
Como está seu peso? Sente-se leve ou pesada? Imóvel? 
Gosto de pensar nas sensações causadas pelas diferentes estações do ano, como a sensação que temos quando o verão chega, ou quando sentimos aquela brisa quente e carregada de perfume de uma noite de verão. A sensação da chuva leve batendo nas folhas, com seu frio e sua calma, e a sensação de serenidade que isso nos traz. Ou a sensação do frio do inverno,  suas noites silenciosas e estreladas, o céu que parece estar tão longe e o ar tão translúcido.... 
Todas essas sensações são válidas, para além daquelas relacionadas imediatamente ao nosso corpo. Acredito que os óleos essenciais e os demais aromas da natureza carregam metonimicamente elementos que sinalizam os fenômenos maiores da natureza.... identificá-los, mesmo que isso exija um pouco de imaginação e abstração, é sempre interessante...
Particularmente, aprendi muito sobre esse tipo de sensação com os haikais japoneses. Sempre tão próximos da natureza, o haicai é capaz de fazer ressoar em nós esses elementos e passagens do mundo natural, de um modo que me lembra muito a fugaz e inefável evocação possível do aroma. 

Deixo então, como fechamento, um breve haicai do poeta Kobayashi Issa : 

O mundo de orvalho
é só um mundo de orvalho.
E no entanto...*

Espero que esta pequena brincadeira te permita um mundo de novas sensações e percepções! Os demais exercícios propostos você encontra aqui! 

* 20 Haicais de Issa - Tradução de Cide Piquet.  Editora Igarapé, 2020. Disponível para download aqui. 

Comments

Popular Posts