Exercícios Olfativos – a viagem interior


Esta brincadeira de descobrimento com os aromas está voltada à sua faceta evocativa. Trata-se de se deixar levar para passear, pulando de imagem a imagem, deixando a mente livre para fazer quaisquer associações que surjam e perseguindo-as até sua completude. 

Em inglês há a expressão "don't chase the rabbit" e, embora tenha mil significados diferentes, gosto muito da imagem que traz quando relacionada à Alice no País das Maravilhas. Alice persegue o coelho e, no processo, é arremessada para dentro deste outro universo cheio de loucuras e mistérios. Para mim, a viagem interior do aroma é exatamente isso, se permitir cair nesse buraco e ser transportado para outros mundos possíveis.  
Então vamos lá!
Com seu diário e seu objeto aromático às mãos, feche os olhos e comece a jornada. 
Não se prenda por ora em qualificar as formas do aroma, deixe sua mente flutuar e levar por quaisquer imagens que possam surgir. O que você vê em sua mente? O aroma te transporta para algum lugar? Quais os sons que compõem esse ambiente? Como é o ar lá? O clima? É seco? é úmido? É silencioso ou ouve algum som? É quente? 
Quais as cores predominantes? Ocres? Verdes? Vermelhos? É populoso ou está sozinho? É aerado, abafado, aberto, fechado, espaçoso? 
Deixe que o aroma te sugira um mundo... se deixe submergir, cada vez mais fundo, no ambiente que ele constrói. Uma vez lá, olhe em volta, tente perceber todos os detalhes... 
Não se esqueça de anotar seus achados. Abras os olhos, anote, depois torne a fechá-los e a cheirar mais um pouquinho. 
É curioso, uma vez feito o exercício, pesquisar um pouco sobre a história do aroma, suas origens, os símbolos a ele associados... Há algo de similar entre a sua percepção e aquilo que o aroma carrega em sua história? 

Outra possibilidade interessante é fazer a brincadeira em grupo para poder compartilhar as impressões. Cada um anota as suas próprias viagens e, depois, as compartilha. Cheirando novamente o aroma escolhido, é capaz de encontrar algo que algum de seus colegas encontrou? 

Outra prática que tenho achado interessante é a de aprofundar o potencial sinestésico da experiência buscando recriar a atmosfera criada pelo aroma por meio de imagens. Pode ser com desenhos e pinturas que faça ou uma coleção de imagens encontradas na internet, formando uma espécie de mood board do aroma. Esta tradução pode ser muito útil no futuro quando, ao criar suas próprias composições, pode querer partir de determinadas imagens e atmosferas para a criação de um perfume. 

Espero que os aromas te proporcionem incríveis viagens! E não se esqueça de testar os demais exercícios que você encontra aqui. 



Comments

Popular Posts